10 ideias para promover seu projeto musical sem gastar nem 1 real

10 ideias para promover seu projeto musical sem gastar nem 1 real

Não é segredo que todo bom trabalho se realiza com dedicação, conhecimentos e muita paixão. Há quem pense que existe uma fórmula mágica para fazer sucesso na música e acredita que basta gravar um bom vídeo, soltar no Youtube para o milagre acontecer. Esqueça! O que uns chamam de sorte eu chamo de preparo, uma mistura de inteligência, carisma, networking, motivação, foco e mais umas 20 características possíveis para descrever uma pessoa que "chega lá", sabe?

Há também quem pensa que o dinheiro vai resolver. A pessoa grava um excelente vídeo, paga um tanto de anúncio, gasta uma nota na gravação de músicas e publicidade para não chegar a lugar nenhum. Mais uma vez, não há uma receita que sirva para qualquer um, pois o sucesso é uma soma de fatores.

Agora, se você tem um projeto musical e tá afim de trabalhar para que suas ideias cheguem logo a seu público e não pretende gastar nem um real neste momento, siga estas 10 dicas a seguir. Comece hoje!

Foto: Pexels

1- Grave

Grave um cover e disponibilize no Youtube. É uma ótima forma de atrair audiência e novos seguidores para que conheçam suas músicas autorais. Lembre-se de escolher uma música que tenha conexão com o seu estilo próprio e aproveite o vídeo para se apresentar, falando rapidamente quem é você.

2- Observe

Observe o que as outras bandas estão fazendo. Ter referências te ajuda a saber o que está funcionando e o que não está. Importante se basear em outros músicos, ma sempre dando o seu toque especial, sem copiar.

3- Crie

Crie vínculos com os profissionais da cena musical de sua cidade. Saiba quem são os músicos ativos, os produtores, críticos e envolvidos no cenário em que você deseja estar. A carreira musical também se construe por meio de relações, então se apresente, participe das discussões, dos eventos e também dos shows de outras bandas.

4- Comunique

Envie e-mails e se comunique diretamente com seu público. Uma das formas mais simples e diretas de comunicar nos nossos tempos de internet é enviar e-mails à sua lista de inscritos. Conte suas novidades, crie promoções e responda às dúvidas e curiosidades dos fãs.

5- Atualize

Atualize a biografia de todos seus perfis em redes sociais, de acordo com as novidades. Ter uma rede social não serve para deixar uma foto e uma descrição que sirva para toda vida, nem muito menos para passar por ali e deixar o link quando lançar um novo disco. Tenha um plano de comunicação com uma estratégia clara para cada uma das plataformas e se comunique diariamente com seu público.

6- Compartilhe

Compartilhe as críticas e tudo o que seja publicado sobre sua música. Não esqueça de compartilhar também as notícias de artistas que tenham a ver com o seu trabalho, os temas que te interessam e, não menos importante, os lançamentos de bandas de amigos e conhecidos.

7- Faça

Faça pequenas apresentações online, desde sua casa ou de onde você quiser. Use o Facebook Live, o Instagram, o Periscope, Concert Window ou qualquer plataforma que te permita estar ao vivo para seus fãs. O bacana deste tipo de apresentação é que, além de prático,cria um espaço de diálogo com o público.

8- Escreva

Escreva um blog contando as histórias por trás das músicas. Conte o significado das letras, como você se inspirou, como foram criados os arranjos, como foi a produção, gravação, etc. No blog você aproveita para colocar as fotos de making off, as curiosidades e também um diário de turnês. Com certeza há vários casos que valem a pena serem contados!

9- Entreviste

Entreviste aos profissionais que trabalham na sua equipe. Converse com algum músico da banda, com o produtor, com o técnico de som. Procure saber mais sobre a vida e o trabalho destas pessoas importantes para sua música. Com isso, você gera conteúdo e mantêm os fãs sempre interessados.

10- Use

Use hashtags relevantes que levem as pessoas até o seu trabalho e também crie algumas específicas para seu projeto. O bacana das hashtags é que você pode verificar quem está usando as mesmas palavras-chave e encontrar conteúdo que te interesse.

Quer mais?Ideia extra: crie uma playlist colaborativa  no Spotify e deixe que seus amigos e fãs participem e aprendam mais sobre seu gosto musical.

O mais importante de tudo que te contei é se movimentar, não ficar parado esperando que as oportunidades apareçam. Cada passo, por menor que seja,  te aproxima de seu objetivo. Lembre-se disso!

Entenda porque todo músico deve ter um site!

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

comentários

Deixe seu comentário