10 dicas para ter mais destaque na imprensa

10 dicas para ter mais destaque na imprensa

Todo artista precisa de ajuda na divulgação de seu trabalho e a mídia é peça chave nesse processo. Por isso, é fundamental saber como melhorar o seu relacionamento com jornalistas, blogueiros e outros formadores de opinião que podem fazer a sua música chegar a ouvidos que ainda não tiveram a sorte de te conhecer. É claro que nem todo músico pode pagar por uma assessoria de imprensa profissional, para gerir esse trabalho, e é por isso que preparamos uma lista do que você mesmo pode fazer para ter mais chances de aparecer em outros canais de divulgação.

Foto: Pexels

1. Preparar um material de divulgação de qualidade

Para se destacar entre tantas pautas, você precisa investir seu tempo na preparação de produtos de qualidade para serem veiculados. Além de fazer música boa, é imprescindível contar com um bom release, imagens de qualidade e outros materiais adequados a cada meio.

2. Manter uma lista atualizada de contatos

De nada vale um material de divulgação dos deuses se você não sabe para quem enviar. É importante direcionar seu trabalho para editorias de interesse, concentrando os seus esforços em conhecer as pessoas que vão recebê-lo. Muitas vezes existe um rodízio dos profissionais que estão responsáveis por cada setor e você deve atualizar sempre o seu mailing para se certificar que ninguém ficou de fora.

3. Personalize o seu contato tanto quanto for possível

Direcionar seu conteúdo de forma personalizada, referindo-se ao destinatário e ao veículo pelo nome, ao invés de enviar o mesmo e-mail para múltiplas pessoas, em cópia, aumenta a sua chance de sucesso. Incluir observações pessoais sobre o que você acha dos trabalhos daquele jornalista ou veículo também é uma forma de demonstrar o seu cuidado e atenção. Isso pode ser feito de várias formas: comentar sobre um artigo que você tenha lido e gostado, ou falar que está entrando em contato por indicação de alguém (que o seu destinatário conheça, é claro).

4. Organizar sua informação dando mais espaço para o que é mais importante

No dia a dia, os redatores não tem tempo para perder. Por isso, evite enviar textos muito longos, que contem toda a sua trajetória até chegar no ponto que você quer divulgar. Vá direto ao ponto, traga o fundamental (que é a pauta mais quente) para o corpo dos seus e-mails e deixe o material acessório disponível para o jornalista que quiser conhecer mais em links que direcionem para seus canais em sites de vídeos ou de música via streaming, para o seu site bacana, para suas redes sociais ou para onde ele possa encontrar mais fotos ou mais sobre você.

5. Seja objetivo ao escolher o assunto do seu e-mail

Às vezes gastamos muito tempo preparando um material incrível, mas nos esquecemos que a primeira forma de prender a atenção do nosso colega divulgador, num mar de e-mails que ele recebe, é escolher um assunto claro e interessante. Você pode incluir a frase "Sugestão de pauta", junto ao seu nome (ou da sua banda) e ao que você gostaria que fosse divulgado.

6. Não tome mais tempo que o necessário

Fazer o acompanhamento do seu contato pode ser interessante, mas não seja insistente. Enviar muitos e-mails ou ligar sem propósito, pode parecer uma forma de pressionar o jornalista - além de gastar o escasso tempo que ele já tem. Por isso, o ideal é segurar a ansiedade e se manter sempre disponível, deixar um telefone de contato e aguardar que ele te procure, caso tenha interesse em alguma informação que você não incluiu.

7. Agradecer pela publicação

Ninguém é obrigado a escrever sobre nada só porque recebeu uma sugestão de pauta - especialmente quando se trata de um veículo que recebe uma enchente de releases. Por isso, valorize o espaço que você recebeu e agradeça a quem dedicou tempo para divulgar o seu trabalho. Além de educado, com esse gesto que te gastará pouquíssimo tempo, você consegue estreitar seu relacionamento com quem já demonstrou boa vontade em te ajudar nessa caminhada - e isso será muito positivo em contatos futuros.

8. Compartilhe suas menções

Se você recebe atenção de um veículo, compartilhe a matéria, review ou artigo que você foi citado nas suas redes sociais. É importante que você mencione o veículo, para que eles percebam o seu esforço em promover a matéria que lhe dedicaram. É uma troca de gentilezas: eles divulgam seu trabalho e você divulga o veículo.

Ah! E se você estiver usando o seu Twitter ou Facebook para compartilhar o link (não esqueça a arroba do veículo ou do jornalista) você ainda pode ganhar um retweet ou ter seu post compartilhado por mais gente ainda!

9. Dê os devidos créditos

Quando um veículo influente te elogia, seu trabalho ganha ainda mais credibilidade - e você tem mais chances de ser mais divulgado por outros jornalistas. Por isso, você pode usar citações de matérias sobre você em parte dos seus releases ou ganhar destaque no seu site.
Por isso, assegure-se de dar o correto crédito a cada um desses elogios: especifique o nome do redator, do veículo e a data. Se possível, inclua um link do artigo.

10. Cuide bem do seu relacionamento com a imprensa sempre

É importante que você seja atencioso e cuidadoso com seus parceiros na mídia, mesmo quando não há nada a ser divulgado. Mantenha um contato orgânico, acompanhando outros trabalhos desenvolvidos por eles, convidando para shows e outros eventos que você venha a fazer (uma cortesia vez ou outra não faz mal a ninguém), elogiando matérias que você tenha gostado, enfim, mantendo laços. Um artista que tem boas conexões com os jornalistas tem muito mais chances de receber atenção especial quando envia um release.

Como anda sua identidade visual? Entenda porque sua imagem é tão importante quanto sua música!

Sobre o Autor

La Otra

Soluções criativas no ecossistema musical

Deixe seu comentário