5 dicas para um bom relacionamento com sua banda

5 dicas para um bom relacionamento com sua banda

Ter um bom relacionamento com a sua banda é mais que criar um bom ambiente de trabalho: é conseguir harmonizar o clima com as pessoas que dividem sonhos com você. A convivência nem sempre é fácil e existem esforços e ações concretas para facilitar o contato diário com os músicos e fortalecer esse relacionamento.

Quanto melhor for a sua relação com seus colegas, maiores as chances da banda não se desgastar por problemas de relacionamento. Por isso, vem conhecer cinco dicas para ter um convívio cada vez melhor com seus colegas de banda.

Imagem: Pixabay

1. Escolha bem seus músicos
Muitas são as razões para convidar alguém para tocar com você. Além do talento e da qualidade musical dos seus companheiros de banda, vale sempre zelar pela boa convivência. Conheça os músicos, converse com eles e procure pessoas com quem você se dá bem.

2. Escute e se posicione
A música é uma manifestação que ultrapassa leituras de partituras e é importante que todos se sintam livres para dizer o que sentem e gostariam de transmitir. A criação é sempre coletiva, nesse encontro de sentimentos e ideologias. Por isso, não deixe de abrir espaço para uma comunicação franca, escutar as opiniões de todos e se assegurar que todos estão satisfeitos com o que está sendo feito.

3. Aprenda a separar a vida pessoal
Independentemente se os seus colegas de banda são seus melhores amigos ou apenas ótimos companheiros de profissão, você deve sempre saber separar o que é de discussão da banda e o que é pessoal. Por isso, fique atento ao trazer assuntos particulares para os ensaios ou para falar de trabalho em ambientes de lazer e confraternização. É fundamental e extremamente saudável que as pessoas não confundam as relações para que não haja problemas futuros.

4. Dedique um tempo para diversão
Nem só de encontros profissionais sobrevive uma boa relação. Convide seus colegas para passar algum tempo juntos fora dos ensaios e gravações. Procure algum evento ou lugar que seja interessante para todo mundo, vá comer uma pizza com seus colegas e se conheçam melhor. Sempre que vocês tiverem algum show ou ensaio, tentem dividir as caronas, conversar mais e ter outras experiências juntos. A integração é uma das bases mais fundamentais para a boa convivência.

5. Tomem as decisões juntos
Nada faz mais diferença que se sentir parte de um processo. Ainda que exista uma hierarquia na hora de bater o martelo, é importante que todo mundo opine sobre os rumos da sua banda. Além de estreitar os laços e manter a comunicação aberta, a sensação de pertencimento ao projeto fica fortalecida e as chances de se dedicar ainda mais aumentam.

Quer ver sua banda ainda mais motivada, independente das novidades? Aprenda a fazer sucesso mesmo sem lançamentos previstos.

Sobre o Autor

Tetê Mesquita

Deixe seu comentário