Instagram live: Conheça a função streaming do aplicativo

Instagram live: Conheça a função streaming do aplicativo

Divulgar o seu trabalho online e se aproximar dos seus fãs é uma tarefa cada vez mais facilitada pelas novas ferramentas com opções específicas de contato. Estar atento às funções de cada uma delas expande as possibilidades de divulgação e promoção e permite uma abordagem cada vez mais direcionada para cada ação.

Há muito tempo, o Instagram vem ganhando espaço como uma ferramenta múltipla, rápida e muito eficiente para diversos tipos de divulgação, muito além da distribuição de fotos. Com a implementação da função "stories", os artistas descobriram novos meios de se conectar e contar as novidades. Mais recentemente, foi implementada a função "live" da plataforma e muita gente já percebeu todo o potencial da nova ferramenta para se conectar ao vivo com os fãs.

A nova ferramenta permite transmissões ao vivo de até uma hora de duração.

Trocando em miúdos, o Instagram Live é uma extensão da função stories e funciona como espaço de streaming, diretamente no aplicativo. Usar a transmissão ao vivo é eficiente para vários tipos de promoções específicas, como divulgação de novas músicas, lançamentos e, claro, para estreitar o relacionamento com o público.

Ao contrário da ferramenta de streaming do Facebook, por exemplo, os vídeos ao vivo não ficam disponíveis no Instagram depois de finalizados. Isso significa que é ainda mais importante caprichar nas estratégias para conseguir alcançar o seu público durante a transmissão.

Toda a transmissão é feita pelo aplicativo, o que quer dizer que a filmagem deve ser feita pelo próprio telefone. Apesar disso significar menos possibilidades técnicas profissionais, o artista deve estar atento à qualidade do vídeo: iluminação, estabilidade da câmera e som, devem ser otimizados ao máximo. Por isso, faça testes com vídeos preliminares, prepare o equipamento adicional necessário (como tripé, microfones ou iluminadores adicionais), e não deixe para corrigir problemas simples quando já estiver no ar.

Escolhendo bem o horário da transmissão

Foto: Divulgação.

Os seguidores são avisados no momento em que a transmissão começa, por isso, é fundamental mapear o momento em que mais pessoas estarão online. Seu público mais engajado recebe a notificação de início da transmissão via push - aquela mensagem que aparece na tela do celular, independentemente do aplicativo estar aberto ou não -, mas alguns fãs que interagem menos com o seu perfil só ficarão sabendo caso já estejam navegando no Instagram.

Por isso, é fundamental escolher o momento em que mais pessoas estejam conectadas para conseguir a maior audiência possível. Para quem já usa a função empresarial do aplicativo, essa tarefa é facilitada analisando os números fornecidos sobre os horários e dias em que há maior engajamento dos fãs.

Outra estratégia interessante é deixar o seu público avisado com antecedência sobre as suas transmissões. Isso pode ser feito tanto com divulgação de uma live específica, quanto com o estabelecimento de uma rotina de lives: escolha uma data e horário e sempre faça suas transmissões nesse horário. Seus fãs vão adorar saber que você estará online, ao vivo, todos as terças-feiras, por exemplo.

Interatividade é tudo
Apesar de ser um evento online, é importante que o artista compreenda que esse momento é uma ocasião de contato mais próximo e pessoal. Ao fazer uma transmissão ao vivo, você tem a chance de conversar diretamente com seu público. Fique de olho no chat da transmissão para acompanhar quem está online, os comentários, perguntas e outras interações que acontecem enquanto você está online. Não deixe de responder, conversar e reagir ao que seus fãs estão dizendo. O importante é fazer os seus espectadores sentirem que as suas lives são diferentes dos vídeos postados no dia a dia.

Essa é também uma ótima oportunidade de convidar o seu público para estar ainda mais perto de você: divulgue a sua presença em outras redes, como Facebook, Twitter, Snapchat, Youtube ou Spotify, por exemplo. Encoraje as pessoas a te seguirem, acompanharem um post específico ou promover um conteúdo que você tenha eleito como o ideal para o momento.

Aproveite para dar a experiência de "acesso privilegiado" aos seus fãs: ofereça códigos de desconto exclusivos para compra de CDs ou de ingressos para shows e caso você tenha algum material inédito para ser apresentado durante a transmissão, peça a opinião do seu público.

Quer conseguir otimizar melhor o seu tempo e energia, organizando sua carreira ainda mais? Vem ler o nosso post sobre o planejamento estratégico para músicos e para que ele serve.

Sobre o Autor

Tetê Mesquita

Deixe seu comentário