Aprenda a fazer anúncios eficientes no Facebook e promova sua música

Aprenda a fazer anúncios eficientes no Facebook e promova sua música

É claro que o Facebook é uma ótima ferramenta para divulgar do seu trabalho e se manter bem próximo do seu público. Mas com tanta mudança de regra e algoritmo, utilizar a plataforma de forma eficiente tem se tornado um jogo de xadrez. Por isso, utilizar os anúncios no Facebooks Ad é uma das estratégias preferidas pelos artistas para conseguir driblar os problemas com o algoritmo e atingir um público maior.

A regra máxima para conseguir muitas visualizações ainda é ter uma base de fãs grande e promover a sua página ainda é o objetivo principal de muitos músicos. Por isso é muito importante ter uma estratégia clara de quem você quer atingir para não gastar dinheiro aparecendo para quem não irá se interessar por você. Mas como selecionar a sua audiência? Venha conhecer melhor as possibilidades de anúncio, para delimitar bem o seu público de campanha certo e conseguir promover a sua música no Facebook Ads.

Selecione bem a audiência do seu anúncio para evitar que ele vire um spam.

Antes de mais nada, prepare o seu material. Você precisará de uma foto (ou outro material gráfico) atraente, que tenha a sua cara e seja profissional. Para quem quer promover eventos específicos, trocar a foto de todo dia por uma imagem especial, totalmente customizada para a data, pode ser muito interessante. E lembre-se, caso haja texto, ele não pode ocupar mais do que 20% do espaço da imagem. Aproveite para definir o seu orçamento diário também. Muitas pessoas pensam que é necessário gastar muito dinheiro para um bom resultado, mas a verdade é que com cerca de quinze reais, você pode atingir até 1500 pessoas. Por isso, o mais importante é escolher quem serão os 1500 usuários que vão ver seu anúncio: a definição de público bem segmentada consegue otimizar cada centavo gasto.

Filtrando o público pela localização

Se você busca promover a sua música em algum lugar específico, investir em anúncios direcionados é fundamental. Em geral, uma delimitação de cidade ou estado é indicada quando o artista está promovendo algum show ou evento maior e quer atrair os fãs locais para o seu conteúdo. Se o objetivo é apenas a expansão da fã base, é mais aconselhável não afunilar muito esse filtro e deixar as especificidades para as outras opções de público alvo.

Acertando o alvo por idade e gênero

Essa opção é menos importante para os anúncios de música, a menos que o seu público seja extremamente segmentado. Em geral o gênero é indiferente na promoção da sua música e a melhor saída é marcar ambos os sexos. Já a idade do seu público costuma ser um pouco mais relevante: você já deve ter percebido que existe uma faixa etária mais relevante dos seus fãs. Mas lembre-se: a menos que você tenha razão para apostar que alguém de 70 anos não vai querer te ouvir, ou que adolescentes certamente não irão se interessar pela sua música, não vale a pena ser muito rígido na definição.

Definindo os interesses de quem vai ver o anúncio

Agora, sim. Nada costuma ser mais importante na definição do seu público alvo que os interesses. Aqui você pode escolher uma audiência que escute artistas similares, o mesmo estilo de música, além de quem curtiu qualquer coisa que esteja conectado com a sua música. Selecione algumas palavras-chave que possam ser úteis para encontrar os seus fãs potenciais. Certamente essa é a maneira mais inteligente de fazer os seus anúncios chegarem a quem vai se interessar por você - e não se tornar um spam no Facebook de quem tem outros interesses.

A grana tá curta pra fazer um anúncio pago agora? Sem problemas! Vem conhecer 10 ideias para promover seu projeto musical sem gastar nem 1 real.

Sobre o Autor

Tetê Mesquita

comentários

Deixe seu comentário