A melhor rede social para divulgar seu trabalho

A melhor rede social para divulgar seu trabalho

Todo músico já sabe que pode usar a tecnologia a seu favor na hora de divulgar e vender seu trabalho nas redes sociais. A principal dúvida para quem já tem contas no Facebook, Spotify, Twitter, Instagram, Youtube, Vimeo e mais uma dezena de outras redes é como segmentar os esforços específicos para cada mídia e conseguir resultados.

Cada plataforma tem objetivos específicos, e os artistas devem traçar estratégias antes de produzir o conteúdo que será postado. No gráfico preparado pelo Felix Garcia abaixo, você pode entender melhor o foco de cada meio e estabelecer os melhores meios de chegar onde você quer. Lembre-se: não é necessário estar em todas as redes sociais (até porque isso seria praticamente impossível). Vale a pena eleger as que parecem mais úteis para os seus objetivos de carreira e manter o foco em contas que você realmente terá tempo para gerenciar.

Gráfico de Felix Garcia, traduzido

Uma vez que você tenha elegido em quais plataforma você quer estar presente, prepare o material que vai ser produzido para cada uma delas. Além da sua música, não se esqueça de deixar a sua marca com uma identidade visual profissional e coerente em todas as redes. Seus perfis devem ser harmônicos entre si: sempre que for possível personalizar sua conta, mantenha a paleta de cores, fontes utilizadas e material promocional em geral, para que seu público te identifique facilmente.

É fundamental conectar as contas de diferentes redes sociais entre si para aumentar a interatividade e encaminhar seus fãs para suas outras mídias. Além de ser pré-requisito para ter algumas contas verificadas, isso ajuda no crescimento orgânico de público de cada rede social.

Vale a pena ressaltar que as plataformas mudam o tempo todo. Novos recursos (e até novas mídias sociais) devem ser aproveitados ao máximo. Por isso, não pare de se informar e ler sobre as novidades de cada rede. E, claro, continue acompanhando a gente, que nós contamos tudo que pode te ajudar a estar cada vez mais conectado com seu público.

Além das redes sociais, vem saber 5 motivos por que todo músico deve ter um site.

Sobre o Autor

La Otra

Soluções criativas no ecossistema musical

Deixe seu comentário