Todo músico deve ter um site: 5 motivos para criar o seu

Todo músico deve ter um site: 5 motivos para criar o seu

Estar conectado e presente nas redes sociais é fundamental para todo artista. Mas nem sempre é possível reunir todo o seu material de divulgação em uma única mídia e, por isso, criar um website é a melhor forma de ajudar seu público a encontrar tudo que procura sobre o seu trabalho.

Além de um layout bonito e coerente com o restante da sua identidade visual, é fundamental que você organize todo o conteúdo que seja de interesse de fãs, imprensa, produtores e qualquer outra pessoa que possa se interessar pelo seu trabalho. Acreditamos que todo músico deve ter um site e por isso, te damos 5 motivos para criar o seu!

Imagem: Divulgação

1. Disponibilizar o seu som

Mesmo que esteja disponível em variadas plataformas, é muito importante  ter um site para apresentar sua música. Isso pode ser feito de forma muito simples, conectando a sua página a serviços de streaming, como o Spotify, o Itunes ou o Soundcloud, por exemplo. Você também pode apresentar sua discografia, oferecer opções para download gratuito ou vender suas músicas e discos.

2. Contar a sua história

Dedicar um espaço para contar sobre você talvez seja a coisa mais importante do seu site. Prepare um release completo sobre seu trabalho: sua biografia como artista, a história de carreira, experiências, prêmios, destaques e tudo quanto for interessante. Esse é também um bom espaço para colocar as melhores citações sobre você, seja de matérias jornalísticas, impressões de outros artistas e influenciadores. Lembre-se: muitos produtores de conteúdo e jornalistas podem utilizar parte desse material para produzir artigos sobre você. Por isso é imprescindível que você mantenha tudo revisado e atualizado, para ter certeza de que nenhuma informação está incompleta ou errada.

3. Mostrar um material visual profissional

O site é seu cartão de visita e vai mostrar exatamente que tipo de artista você é. Disponibilize uma área de seu site com suas fotos, pode ser registro de show, ensaio fotográfico e até sessão de making of de clipe. O importante é só disponibilizar fotos de alta qualidade, que possam ser aproveitadas em divulgações futuras. Inclua também o seu material audiovisual, seja via Youtube, Vimeo ou qualquer outra plataforma. Por meio dos vídeos é possível perceber outras nuances do artista, como presença de palco, personalidade e interação com a banda e o público.

4. Facilitar o contato com você

Dedique um espaço nobre da sua página para quem quer falar com você: além de um e-mail, oferecer um telefone de contato pode ser uma ótima ideia (sobretudo em tempos de Whatsapp e outros comunicadores diretos). Também deixe os links para suas mídias sociais e incentive as pessoas a se conectarem por lá também.

5. Mostrar sua agenda

Quem acessa o seu site, certamente quer saber quando e onde você vai tocar. Por isso, tente atualizar seu calendário online com os eventos mais importantes que estão por vir (aproveite e faça um link direto para os eventos do Facebook que você criar).

Motivo bônus! Oferecer produtos relacionados a seu trabalho

Embora nem todo artista tenha como oferecer muitos produtos, esse é um investimento bem legal que pode agradar muito o seu público. Prepare uma loja virtual com camisas exclusivas, seus CDs, adesivos, ímas de geladeira e quaisquer outras coisas que a sua imaginação permitir - e ofereça ao seu público! Além de transparecer muito mais profissionalismo, será incrível ver seus fãs com seus produtos oficiais, não é mesmo?

Você já é um músico profissional? Então vem ler 20 ideias para você se inspirar e ganhar dinheiro com música.

Sobre o Autor

La Otra

Soluções criativas no ecossistema musical

Deixe seu comentário