Muita gente se queixa de que não consegue chegar onde gostaria, mas isso acontece, na maioria das vezes, porque não houve um esforço para planejar a carreira musical.

Um planejamento estratégico começa com análises internas e externas, para entender o que é prioridade, definir um ou mais objetivos e buscar caminhos para alcançá-los. Este processo, em qualquer setor existe para organizar a gestão, em função de onde se quer chegar e quais são os prazos para cada ação. Simplificando, significa pensar nas melhoras formas de usar os recursos disponíveis, buscando as melhores formas de empregar tempo e dinheiro para aumentar a produtividade.

Foto: Pexels

Ao observar o cenário musical hoje e entender que o músico atua como um empreendedor de sua carreira, é inevitável pensar e se organizar como uma empresa. Caso contrário, é estar navegando sem norte, parando em qualquer lugar e definitivamente isso não funciona.

Se você quer viver da sua música, comece a se estruturar aos poucos, sonhando com o futuro e fazendo as mudanças no presente. O mais bacana desse processo é perceber como vamos nos conhecendo melhor e acompanhando passo a passo cada conquista rumo aos objetivos.

Na hora de planejar, nos perguntamos:

  • Quem eu sou?
  • Qual é o meu negócio, missão, visão e valores?
  • Quais são os meus pontos fortes e fracos?
  • Quais são as oportunidades e ameaças que existem no mercado?
  • Aonde eu quero chegar?
  • O que eu tenho feito para chegar aonde desejo?
  •  Tenho concorrentes? Em que me diferencio?

Mais do que responder a estas perguntas, o processo de planejamento te faz pensar em sua carreira de maneira global e realista. Após uma grande análise pessoal, profissional e em relação ao mercado, traçamos o plano de ação, com estratégias e prazos para cada objetivo. O melhor de tudo isso é que você enxerga exatamente em que ponto está e vai acompanhando a sua evolução em busca dos seus sonhos.

Quer saber mais? Entre em contato comigo! Podemos traçar um plano juntos, posso te ajudar com suas ideias para a construção de uma carreira sustentável.

Para entender mais sobre o empreendedorismo na música, leia também a Sua carreira em suas mãos: como se adaptar ao novo cenário musical!